domingo, 20 de novembro de 2011

Homenagem a Barão de Grajaú



Vamos ver trecho da obra Homenagem a Barão de Grajaú.
Autor Cícero Rodrigues.


Parabéns terra querida
Hoje estou aqui presente
Para louvar o teu povo
Te  elogiar certamente
Meus versos são verdadeiros
Talvez eu seja o primeiro
Te elogiar em repente.


Querendo seguir em frente
Pra falar de improviso
Um pouco da tua historia
Em versos idealizo
Do passado faço o tema
No presente escrevo o lema
Agir assim é preciso.


Há um alto pensamento
Em meus  versos  varonil
Te desejo muita paz
Progresso e glorias mil
Nas terras do nosso estado
Você meu Barão amado
É um pedaçinho do Brasil.


Tu  nascestes bem pequeno
Ao lado dum manancial
Ás margens do Parnaíba
De águas verde cristal
Adoro meu pajeú
È Barão de Grajaú
O teu nome original.


Há outros territórios
Tuas  terras  pertencia
Fostes crescendo, crescendo
Até que chegou o dia
Da tua emancipação
Teu povo de coração
Tiveram muita alegria.


Muitos que aqui viveram
Momento da sua vida
Até que chegou o dia
De sua triste partida
Deixando suas raízes
Aqui nós somos felizes
Em nossa terra querida.





O mal aqui não impera
Há paz, amor e sucesso
É símbolo da nossa luta
Em minhas rimas confesso
Terás futuro altaneiro
E um povo hospitaleiro
Lutando por teu progresso.


O teu passado de luta
Enaltece teu presente
Está bem conceituado
Ao seio de sua gente
Hoje é teu aniversario
Teu primeiro centenário
Oh minha terra eminente.


Dia dezoito de março
Posso afirmar sem engano
Mil novecentos e onze
Foi aquele o belo ano
Salve a lei que libertou
Em município transformou
O teu povo soberano.


Foi assim que o teu povo
Conquistou a sua gloria
Com alei que consagrou
Tua primeira vitoria
Depois veio elevação
Dando assim a condição
De criar a tua historia.


Não houve conflito armado
Nem um mal traiu a sorte
Conquistamos liberdade
Com trabalho e luta forte
Em prol da tua grandeza
Lutaremos com certeza
Por você até a morte.


A nossa luta  é dotada
Por justiça e liberdade
O estado democrático
Respeito e honestidade
Assim haverá bonança
Reina paz a esperança,
Amor e fraternidade.

Saudamos nossa bandeira
Que nos deu autonomia
De acolher o teu povo
Com afeto e harmonia
Coroou a tua gloria
Hoje a tua historia
Eu recito em poesia.


Dona Luzia Resende
A poetisa escreveu
Em lindas frases poéticas
Criou  o hino seu
De todas qual a mais bela?
A letra e a musica é dela
A pena é que já morreu.


Ainda resta a saudade
Que um dia há de passar
Tornou-se ela imortal
Todos nós há de lembrar
Pela força do ensino
A letra do nosso hino
Para sempre vai brilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário